Cantiga a moda antiga


Como pode o jardineiro
Evitar assim a flor,
Como pode moça a lua
Nascer sem o sol se pôr...
Podendo assim como o não
É só maneira do sim,
Como tantas vezes versos
Se foram e vieram em mim.

Evitei a mim moça linda,
Mas um certo dia eu vi
Num jardim de tantas rosas
Uma flor que me perdi;
Deixando rosas de lado
Quis aquela flor por bem:
Sempre viva no meu peito
Da sempre-viva eu refém.

Evitei a mim linda moça,
Até um dia no Solar
Ver o Sol junto com a Lua
No céu a tarde a namorar;
Depois o Sol foi dormir
E a Lua moça traquina
Brincou com constelações
Na noite de quina a quina.

Por fim, na esquina do céu,
No jardim de cheiro bom,
Numa trova a moda antiga
Descobri qual nosso tom:
A sempre-viva entre rosa,
O Sol vivendo com a Lua,
Verso com dedo de prosa...
Quem sabe a gente na rua.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Consciência Negra em Cordel na Escola

A Literatura de Cordel e a Influência Africana

Destrinchando a História da Donzela Teodora* - Um Clássico da Literatura de Cordel